• 5 dicas para sua empresa faturar mais sem investir muito

    by  • janeiro 13, 2014 • Investimento •  Comentários

    magbo.cc Invite codes: 8U8VIGPTRP

    O pequeno empreendedor, o diretor de uma empresa média, tem que a todo momento “tirar o coelho da cartola”.  A baixa burocracia para realizar ações ajuda, mas a pouca capacidade de investimento é um limitador importante. Este artigo traz algumas ações ao alcance de empresas que tem muita vontade, mas pouco dinheiro.

    São Paulo – Para faturar mais, a maioria dos donos de pequenas empresas acaba recorrendo à redução de custos operacionais e diminuição de despesas fixas comerciais. Tudo para aliviar as contas da empresa. “O mercado dinâmico vem cobrando uma ação mais inovadora das empresas tanto no que diz respeito aos seus processos quanto a ações mercadológicas”, afirma João Bonomo, professor do Ibmec MG.

    Para Ricardo Mollo, professor de finanças do Insper, não ter muito capital sobrando pode funcionar como um impulso para que o empreendedor coloque em prática ideias criativas para se destacar da concorrência e faturar mais. “É encontrar uma forma criativa na hora de promover ações comerciais. Tem a ver com a atitude do empreendedor, muito mais voltada para um espirito de liderança e persistência com relação a vendas”, explica.

    Um dos principais erros que os pequenos empresários cometem é o de não calcular se a empresa está crescendo com lucratividade quando vende com margens muito baixas. “É muito melhor vender com qualidade do que vender a qualquer custo”, resume Rodrigo Zeidan, professor de finanças da Fundação Dom Cabral. Veja algumas recomendações para quem deseja faturar mais sem precisar investir muito.

    1. Motive sua equipe de vendas

    Para alguns empreendedores, inspirar a sua equipe é uma coisa natural. Para outros, não. “Vender mais é uma coisa de atitude, para se ter alta performance é preciso ter alguém que está à frente do processo”, explica Mollo. Por isso, não adianta cobrar da equipe se você não se mostra empenhado com a ideia.

    Além de investir em treinamento, o empreendedor pode pensar em campanhas internas de vendas para a sua equipe. Mollo explica que o prêmio pode ser algo simples, como um happy hour interno.

    2. Conheça melhor os seus clientes

    Entender melhor o seu cliente pode facilitar na hora de vender um produto ou serviço a mais. Para Bonomo, observar quais canais os seus consumidores estão acostumados a utilizar é uma maneira para descobrir as suas preferências. “Normalmente esta ação pode ser adquirida gratuitamente, pois há vários canais efetivos que podem ser utilizados para compra ou comunicação com os seus clientes”, explica.

    3. Busque novas parcerias

    Conversar com fornecedores e participar de feiras e eventos do mercado são duas maneiras do empresário estar por dentro das novidades. Dessa maneira, ele consegue obter informações para tratar com fornecedores e conhecer novas empresas.

    “Negocie com fornecedores a possibilidade de trabalhar com produtos que sejam novos no mercado, mas tente estabelecer a possibilidade de trabalhar de forma consignada. É uma alternativa barata e que possibilitará tanto para você quanto para o fornecedor checar se o mercado está interessado nesta novidade”, explica Bonomo.

    4. Faça promoções curtas

    Sites e redes sociais são algumas ferramentas que podem ajudar na promoção de ações de pouca duração. “Hoje, quem não usa o Facebook, por exemplo, pode perder uma oportunidade barata de vender. É um novo tipo de networking”, conta Mollo.

    Para Bonomo, fazer promoções curtas e com prazo estabelecido direcionadas para os potenciais ou melhores clientes pode ajudar a vender mais e se diferenciar da concorrência. “Crie a perspectiva de singularidade entre o mercado e mude sempre rapidamente de ação, pois desta forma você não conseguirá ser copiado pela concorrência, conseguirá proporcionar benefícios tangíveis para os clientes e despertar o interesse das outras faixas”, explica Bonomo.

    5. Invista na fidelização

    Ofereça vantagens como acúmulo de pontos e descontos progressivos em troca da iindicação de amigos para fidelizar os clientes da sua empresa. Para Mollo, é uma ótima maneira de interagir com o seu consumidor e aumentar as vendas.

    “Clientes normalmente têm interesse em ser fiéis a uma marca ou estabelecimento, desde que consigam visualizar incentivos que poderão obter mediante o estreitamento de sua relação. É alternativa fácil e que normalmente não demanda investimento”, diz Bonomo.

    Fonte: Exame

    magbo Invite codes: 8U8VIGPTRP