• Não conseguiu investimento em 2012?

    by  • janeiro 25, 2013 • Investimento •  Comentários

    magbo.cc Invite codes: 8U8VIGPTRP

    Descubra onde pode estar errando e corrija os rumos do seu negócio para 2013.

    O ano terminou e, paralelamente aos planos e sonhos para o futuro, é inevitável fazermos análises retrospectivas em relação ao nosso desempenho. Se tudo correu normalmente, as coisas devem ter acontecido em velocidade inferior a que você esperava ou simplesmente não aconteceram.

    Mesmo para os otimistas, a frustração gerada pelo que não aconteceu de acordo com as expectativas geralmente é maior do que a alegria gerada pelas vitórias. Essa frustração, por sua vez, dependendo de como reagir a ela, poderá ser positiva ou extremamente nociva para o futuro de seu negócio.

    primeiro passo para uma atitude positiva é separar os fatos sob a sua responsabilidade ou da sua equipe dos fatos que não dependeram do seu gerenciamento. Ao identificar os que são de sua responsabilidade, trate-os imediatamente: discutindo-os e traçando planos de ação para que não se repitam ou que seus efeitos sejam minimizados no próximo ano. Em relação aos classificados como “inevitáveis”, disseque-os um pouco mais e verifique se realmente você, sua equipe ou seu negócio não têm uma parcela de culpa (ainda que indireta) sobre eles.

    Uma parcela das frustrações de muitos empreendedores geralmente está relacionada a não ter conseguido o investimento que estava buscando. Este é um caso que poderia ser classificado como “inevitável”, mas que, quando analisado mais profundamente, pode trazer importantes oportunidades de melhoria.

    Na fase empreendedora, há vários motivos que levam um investidor a optar por não investir em um negócio. Os mais comuns são: opções que julgam serem melhores que a sua; percepção de que o empreendedor não terá capacidade de implementação; concorrentes reais ou potenciais que poderão dificultar o seu crescimento; dificuldades de saída do investimento; falta de confiança em seus controles ou gestão; riscos associados a práticas trabalhistas, tributárias e ambientais; conjuntura econômica; momento do investidor, entre outras.

    Se você não conseguiu aquele desejado investimento, procure conversar com os agentes que interagiram com você ao longo do ano e busque identificar quais dessas razões (ou outras não listadas) podem ter determinado um não investimento em seu negócio. Tenha certeza de que, se eles forem sérios, não terão o menor problema em dividir com você essas razões. Observe ainda que, de acordo com a amostra acima, a maioria das razões podem ser vistas como desafios para o seu negócio mudar a percepção que investidores têm sobre ele.

    Não desanime, comece a trabalhar imediatamente nas oportunidades de melhoria e lembre-se: o mundo nem sempre é injusto, mas sim comparativo. Boa sorte!

    Fonte:  Endeavor Brasil

     

    magbo Invite codes: 8U8VIGPTRP